Les nouvelles de la Nouvelle França

15.6.06

Mercado de Trabalho no Quebec ( Parte II)



MÃO-DE-OBRA

Neste momento de globalização dos intercâmbios comerciais,o Quebec dispõe de uma mão-de-obra qualificada,cuja competência e polivalência confere nas empresas quebequenses uma clara vantagem. Mais de 50% da população ativa tem formação pós-secundáriaou universitária.As empresas podem contar com uma mão-de-obra e com subempreiteiros competentes, tanto nos setores de alta tecnologia como na indústria pesada.
Os estabelecimentos de ensino adaptam seus programas para atender às necessidades do mercado e às mudanças tecnológicas. Dá-se a prioridade à formação contínua e ao aperfeiçoamento da mão-de-obra. A interação entre a escola e indústria contribui para transmitir conhecimentos que permitem aumentar a produtividade e melhorar a qualidade da produção.
A mão-de-obra quebequense atua em vários setores de vanguarda,tais como a aviônica , isto é o conjunto de técnicas eletronicas e informáticas aplicadas à aviação, e as telecomunicações. O setor de serviço se de fabricação manufatureira agrupam 74 % e 23 % dos assalariados respectivamente.

PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

NoQuebec , o setor manufatureiro compõe-se de 90% de pequenas e médias empresas ( PME). Mais de 3700 delas são exportadoras e se encontram em todos os setores da indústria. Graças à sua capacidade de adaptação, as PME desempenham um papel essencial comoi nstrumento de desenvolvimento tecnológico,tanto para a pesquisa quanto para a comercializaçãodos produtos.Muitas empresas grandes se associam a elas como fornecedoras especializadas e subempreiteiras.
O Quebec estimulao crescimento das PME através de programas de apoio e medidas fiscais adaptados às suas
necessidades.


PESQUISA

Nos últimos anos, O Quebec tem investido continuamente em pesquisa e desenvolvimento (P e D), num ritmo oito vezes superior ao do aumento do seu PIB. Este ritmo de crescimento foi três vezes maior do que o do Canadá. Ao reservar 1,8 % do seu PIB à pesquisa, o Quebec passou a formar parte do grupo de líderes em tecnologia reconhecidos pela OCDE, seguindo de perto o desempenho da Noruega e superando o da Bélgica.
Ai ndústria tornou-se o principal investidor em P e D no Quebec. Aumentou de maneira significativa sua contribuição ao participar em mais do que a metade do aumento global dos investimentosem P e D. Ao conduzir atividades de pesquisa e desenvolvimento, as empresas beneficiam-se do apoio do Estado, das universidades e
dos laboratórios públicos e privados, assim como da colaboração ativa das PME.As PME,ao orientar seus trabalhos para os pontos fortes da indústria, permitem que as empresas concorram nos mercados internacionais.
O número de pessoas envolvidasem pesquisa e desenvolvimentona indústria aumenta num ritmo crescente, tendo atingido mais do dobro em relação a 1980. Atualmente,o Quebec dispõe de uma reserva de pessoal de pesquisa industrial proporcionalmente superior ao do resto do Canadá.AP e D industrial do Quebec se destaca, no plano mundial, por seus quatro grupos principais: tecnologia da informação, indústria aeroespacial, transporte e farmácia.
Graças ao esforço conjunto das universidades e das empresas, a pesquisa e o desenvolvimentoestão em plena expansão. Esta parceria tem-se intensificado consideravelmente no Quebec. Desta forma, mais da metade do financiamentoindustrial da P e D do Canadá está concentrada no Quebec.
Empresa líder em multimidia, a Softimage concebeu um ambiente de animação em três dimensões, destinado aos artistas dos meios de comunicação. Pode-se comprovar os resultadosnos filmes Jurass;c Park, The Mask Jumanj;.

3 Comments:

  • Belo Blog, parabéns!

    Abraços, Luís.

    By Blogger Luis, at domingo, junho 18, 2006 7:04:00 AM  

  • Parabéns. Acredito que seu blog também veio para ficar e auxiliar a todos que estão almejando imigrar para o Canadá.
    Abraços.
    Antonio Pizzi

    By Blogger pizzi07, at segunda-feira, julho 03, 2006 5:10:00 AM  

  • Olá. Obrigada pelo comentário e contato. Somos evangélicos, sim. Moramos em Vitoria há 2 anos e somos do Rio. Aqui estamos frequentando uma igreja presbiteriana. Estamos aplicando pelo Federal, por isso optamos por Toronto mas nosso interesse é em Montreal, pois temos parentes lá. Se for permitido iremos direto para Montreal. Vamos ver. Voces conhecem alguma comunidade ou igreja evangélica lá em Montreal?
    Se quiser falar em pvt ou trocar mais informações, nosso email está no site.
    Abraços. Edy e Luiz

    By Blogger edy e luiz, at segunda-feira, julho 03, 2006 7:02:00 AM  

Postar um comentário

<< Home