Les nouvelles de la Nouvelle França

11.5.06

Por que escolhemos o Quebec ? (1- O Descobrimento)

Ola Amigos

Quando Deus colocou o Canada no nosso coração, tinhamos uma pergunta....Para qual cidade iremos? Pois o Canada é o segundo país do mundo em extensão superficial e tem 10 províncias. Inicialmente pensamos em Toronto pois temos amigos e até um grupo da nossa denominação já estabelecido lá. Mas no ensina a Bíblia ...."o coração pode fazer planos mas a resposta certa vem de Deus".... Oramos muito sobre isso e decidimos fazer como Josue, fomos espiar a terra.

Passamos alguns dias de novembro de 2005 conhecendo as provínicas de Ontario e Quebec. E pedimos ao Senhor que colocasse diante dos nossos olhos o melhor lugar para morarmos.E o que vimos foi:

Toronto é uma cidade magnifíca, mas tem cara e jeito de cidade americana tipo Chicago ou New York, e não era isso que queiramos. Quando chegamos a Montreal sentimos algo diferente, uma cidade aconchegante, mais humana, e embora o clima estivesse muito mais frio, e a lingua não fosse a que tinhamos melhor conhecimento, vimos que era por ali que deviamos optar.

Depois outras coisas vieram a se somar, aumentando a certeza que o Quebec seria o melhor lugar; entre elas a "maior facilidade de reconhecimento de diplomas", mas sobre isso falarei em outro post.
Algumas informações que coletamos e que pesaram na nossa escolha.
Um Pouco de História Sobre O Quebec
1534 Jacques Cartier desembarca na baía de Gaspée toma posse do território em nome deFrancisco I, rei da França. Foi o descobrimento do Canadá.

1608 No dia 3 de julho, Samuel de Champlain atraca na margem norte do rio SãoLourenço, num lugar designado "Kebec" (Quebec) pelos ameríndios.

1642 Paul de Chomedey de Maisonneuve fundaVille-Marie, pequena colônia que agrupa um forte, um hospital, uma capela e um alojamento para 70 pessoas. É o nascimento de Montreal.

1759 Durante a guerra franco-inglesa, os exércitos ingleses do general Wolfe sitiam a cidade de Quebec, e em 13 de setembro, vencem as tropas de Montcalm na batalha das Planícies de Abraão.

1760 Montreal cai em mãos das tropas britânicas,concluindo a conquista.

1763 Pelo Tratado de Paris, o rei da França cede a"Sua Majestade Britânica, em sua inteira propriedade,o Canadá com todassuas dependências". A Proclamação Real de 1763 institue osórgãos estatais do Quebec.

1791 O Ato Constitucional estabelece o regimeparlamentar no Canadá e reconhece aos franco-canadenses o direito a um lar nacional. O país fica dividido em duas províncias: o Alto-Canadá, de maioria anglófona, tendo como capital York (hoje chamada Toronto), e oBaixo-Canadá, de maioria francófono, Quebec.

1837- 1838 Consequência de uma crise tanto constitucional quanto social e econômica, a rebeliãodos Patriotas do Baixo-Canadá é reprimida com força pelo exército britânico.

1840 O Ato da União reune as províncias do Alto e do Baixo-Canadá sob um mesmo governo.

1867 Proclamação do Ato da América do Norte Britânica, que sanciona a federação dasprovíncias do Canadá: Ontario, Quebec, Nova Escócia e Nova Brunswick.

1917 As mulheres votam pela primeira vez nas eleições federais; obteriam o mesmo direito no Quebec em 1940.

1960 Começo da "Revolução Tranquila", período de rápida modernização da sociedade e da economia quebequenses.

1976 O Partido Quebequense, que aspira a realizar a soberania do Quebec, ganha as eleições de 15 de novembro.

1980 Através de um referendo, a população do Quebec nega ao governo do Partido Quebequense o mandato para negociar a "soberania-associação" com o governo federal.

1982 O governo do Canadá adota uma nova constituição sem a adesão do Quebec. Seguiram se duas negociações constitucionais, a do Lago Meech, em 1990, e a de Charlottetown, em 1992, que resultaram em acordos não ratificados.

1994 O Partido Quebequense é reeleito nas eleições gerais de 12 de setembro.

1995 No referendo de 30 de outubro, a população opta, por uma diferença de 1,16 ponto, por manter o status quo constitucional.

REGIME PARLAMENTAR

O Quebec é um dos dez membros do Estado federal canadense, cujo regime parlamentar oriunda do britânico. O Ato Constitucional de 1867, que deu origem ao Canadá, criou dois níveis de governo: um central (federal) e outro provincial. Cada províncias tem seu parlamento e adota suas próprias leis nos setores que dependem de sua jurisdição. O Parlamento canadense tem jurisdição sobre o conjunto do país em certos setores: assuntos exteriores, defesa, moeda, etc.
......
No Quebec, os deputados reunidos na Assembléia Nacional votam as leis (poder legislativo). Cabe ao representante da Coroa, o vice-governador, sancioná-las.
O Primeiro Ministro e seu gabinete ministerialexercem o poder executivo; são responsáveis pelaadministração das leis e pela adoção dos regulamentos que definem a aplicação das mesmas. Também determinam as grandes orientações da ação governamental.