Les nouvelles de la Nouvelle França

14.6.06

Mercado de trabalho no Quebec


A estrutua econômica do Quebec, muito diversificada, caracteriza-se por abundantes riquezas naturais e energéticas, um setor secundário em plena expansão, redes muito aperfeiçoadas de serviços e comunicações e uma mão-de-obra competente. Sua indústria é uma das melhores estruturadas e produtivas do mundo.


POPULAÇÃO ATIVA

Conhecida por sua inventividade e criatividade, a mão-de-obra quebequense é numerosa e estável. Em 2000, 3204000 quebequenses estavam empregados, com uma proporção de 45 % de mulheres. A região de Montreal e a periferia reunem cerca de 60 % da mão-de-obra e da atividade econômica do
Quebec.

SETOR PRIMÁRIO

O setor primário representa cerca de 3,5 % dos empregos, dos quais 61% são relacionados à agricultura.
Em 1995, a demanda total (vendas a varejo, restauração e exportações) de produtos bio-alimentícios quebequenses situava-se em 19,8 bilhões de dólares.
As florestas, compostas de três quartos de espécies resinosas, cobrem 45 % do território. A indústria florestal ocupa portanto um lugar preponderante na economia quebequense.
O Quebec está classificado entre os 10 principais produtores mineiros no mundo. Em 1995, ouro, amianto, cobre e zinco constituiram mais de 51% da produção. No mesmo ano, os gastos de exploração atingiram 145 milhões de dólares. O Quebec é também um dos principais produtores de turfa no mundo e o segundo no Canadá. Ocupa o segundo lugar entre os produtores de amianto, com 22 % da produção mundial.


SETOR SECUNDÁRIO

O setor secundário proporciona emprego para 23% de trabalhadores. Em 2000, as entregas de produtos secundários superaram 94 bilhões de dólares .
O Quebec situa-se entre os principais produtores de polpa e papel. Cerca de 60 instalações produzem 7,5 milhões de toneladas de polpa e papel por ano. Em 2000, 67 % das remessas quebequenses de polpa e papel foram exportadas para o mundo inteiro, principalmente para os Estados Unidos.
O desepenho da indústria de primeira transformação e de metais também é considerável. Vários megaprojetos iniciados no começo dos anos 90 permitiram lhe melhorar a posição frente a concorrência mundial e ocupar um lugar cada vez mais importante nos mercados estrangeiros. Desta forma, em 1995, as exportações quebequenses de primeira transformação e de metais representaram cerca de 80% do total das remessas. A produção de alumínio representa cerca de 14% da produção mundial.


SETOR TERCIÁRIO

O mercado quebequense oferece um potencial imponente, que se pode medir pela força de seu comércio interno, entre outras maneiras. Em 2000, o comércio retalhista alcançou 49,6 bilhões de dólares. O comércio por atacado, ainda mais importante, elevou-se a 54,5 bilhões de dólares; é sobretudo composto de produtos alimentícios, derivados de petróleo, máquinas e equipametos.
O setor terciário ocupa um lugar preponderante na economia quebequense. Em 1995, os serviços, o comércio, a administração pública, as finanças, os seguros, os imóveis, os transportes e as comunicações representaram cerca de 75 % dos empregos, ou seja empregavam mais de 2,3 mihões de pessoas.
Estes empregos estão concentrados sobretudo nos grandes centros urbanos como Montreal e Quebec,
incluindo suas periferias. Montreal está se afirmando, cada vez mais, como centro financeiro internacional.
Graças ao dinamismo de suas firmas de consultoria em engenharia, uma das quais colocando-se entre as
10 primeiras do mundo, o Quebec distingue-se sobretudo em hidro-eletricidade, florestas e seus programas de formação.

CONSTRUÇÃO

O valor global das obras de construção (residencial e não residencial e obras de engenharia) superou 18
bilhões de dólares em 2000. No mesmo ano, 144000 trabalhadores participaram em atividades de
construção.

ELETRICIDADE

O Quebec é rico em rios, muitos dos quais se prestam à exploração hidrelétrica. Cerca de 25 000
pessoas participam cada ano nas atividades de produção, transporte, distribuição da eletricidade. As vendas totais de eletricidade atingiram 7,6 bilhões de dólares em 2000.
A eletricidade consumida no Quebec é produzida em grande parte pela companhia estatal Hydro- Québec. As tarifas para consumo de eletricidade no Quebec são das mais baixas do mundo. Em 1993, a fatura média mensal de consumo doméstico de 1000 kWh era de 57 dólares no Quebec, comparada com 108 dólares nos Estados Unidos e 90 dólares emOntário. As indústrias também podem beneficiar-se de tarifas altamente competitivas.


PEQUENASE MÉDIAS EMPRESAS [PME]

A "força empresarial", ou seja, o potencial econômico que representa a criação de uma empresa por uma pessoa, não é pequena no Quebec. O papel das pequenas e médias empresas (PME) é determinante para a criação de empregos.
No Quebec, 90 % das indústrias manufatureiras são pequenas e médias empresas.
Mais de 1,1 milhão de pessoas trabalham em empresas de menos de 100 empregados, ou seja, 45,8 % dos empregos do setor privado; isto inclue as empresas e os setores educacional e hoteleiro, mas exclui o setor estatal. Em 1994, o Quebec tinha 169187 pequenas empresas (menos de 100 funcionários) sobre um total de 170403 PME.